A resiliência é a capacidade que o ser humano tem para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, geralmente negativas, que causem algum desconforto, dor emocional ou prejuízo, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações difíceis.
Um exemplo válido para pensarmos sore a eficácia da resiliência é a COVID-19, que entrou nas nossas vidas de forma repentina e provavelmente fará que seja impossível retornar para o mundo que conhecíamos anteriormente, uma vez que muitas mudanças, prejuízos emocionais e econômicos se farão presentes nas vidas das pessoas e todos nós teremos que nos adaptar a isso!
Para vivenciar momentos como esse, é necessário utilizar toda resiliência que temos para ser possível nos encaixar nesse novo mundo que está chegando e lidar com as situações adversas que ele trará.
Podemos citar algumas estratégias importantes para ter resiliência, como: ter um propósito de vida, já que isso estimula o indivíduo a conseguir perseverar mesmo em meio às dificuldades; buscar sempre o auto conhecimento para poder, dessa forma, identificar e compreender os motivos que uma situação te afeta tanto, sendo possível, então, lidar com elas. Uma estratégia válida também é saber identificar o lado positivo das coisas, uma vez que de tudo é possível tirar um aprendizado.
Para finalizar, é importante salientar que sempre que houver qualquer dificuldade significativa para lidar com situações adversas, e sofrimento emocional e psicológico, é hora de buscar ajuda! A resiliência é um fator que todo ser humano tem a capacidade de aprender e desenvolver.
6 comentários em “Resiliência: uma capacidade do ser humano”