Manter a resiliência nesse momento de crise pode ser a grande chave de sucesso para suportar as demandas.
Dores, medos e anseios costumam ser as principais dificuldades para manter a mente saudável, e é a resiliência que pode nos ajudar nessas horas.
O que é resiliência?
São muitas as obrigações do dia-a-dia. E agora, com a situação de crise sanitária que vivemos, muita gente se sente ainda mais sobrecarregada.
E como se não bastasse a saúde física estar em risco, a crise financeira, o desemprego, e as contas atrasadas podem aumentar os problemas.
A resiliência entra nesse cenário para tentar ajudar o indivíduo a superar os desafios, e adaptar-se às demandas da nova rotina.
É característica da pessoa resiliente a capacidade de adaptação e superação, mesmo que os percalços apareçam.
Não é necessário manter-se firme o tempo todo, mas ter consciência de que toda situação, boa ou ruim, é passageira.
Da melhor à pior notícia que recebemos, tudo tem um prazo para ser e se desfazer.
Resiliência é saber disso, e usar essa informação a seu favor.
As maiores demandas psicológicas do brasileiro
O Brasil é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o país sul-americano com mais casos de depressão, além de ser reconhecidamente o país mais ansioso do planeta.
E segundo o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), as maiores demandas e reclamações dos brasileiros nesse período podem ser divididos em:
- Ansiedade, medos e inquietações – 57,6%
- Dificuldade em realizar atividades remotas (EaD e home office) – 9,9%
- Dificuldades nas relações familiares intensificadas na pandemia – 9,4%
- Outros – 23,1%
04 estratégias para praticar a resiliência
Não apenas pelos altos índices de mortes diárias, famílias enlutadas e pessoas perdendo o emprego e renda, outros fantasmas podem aparecer durante uma crise.
Ver nações vacinando sua população, enquanto o país permanece atrasado na vacinação, o que traz complicações para a retomada da normalidade e da economia, também é um fator gerador de crise.
Num cenário como o que estamos inseridos atualmente, não é fácil ter resiliência, mas existem estratégias que podem te ajudar.
Podemos colocar em prática algumas estratégias para conseguir suportar o momento de dificuldade. Entre essas estratégias, estão:
- Ter um propósito de vida;
- Buscar o autoconhecimento;
- Saber identificar o lado positivo das coisas;
- Buscar ajuda profissional
Além dessas estratégias, outras dicas podem te ajudar a colocar a resiliência em prática, e aumentar sua qualidade de vida.
Respirar fundo e lentamente algumas vezes ao dia, procurar novos hábitos para incluir na rotina, e ouvir uma boa música relaxante podem te ajudar.
Mas, lembre-se: resiliência não é mágica. Ela deve ser trabalhada e cultivada como prática diária em nossas vidas.
5 comentários em “Resiliência: 04 dicas para suportar as demandas na pandemia”