A saúde mental e a segurança no retorno ao trabalho presencial

A saúde mental e a segurança no retorno ao trabalho presencial.

Após o período mais tenebroso da pandemia, muitas empresas, indústrias e o comércio em geral vão retornando ao trabalho presencial. Entretanto, inúmeros profissionais não desejam voltar à antiga rotina, e preferem permanecer no home office ou no regime híbrido. 

Pensando pelo lado do colaborador e das empresas, como agir neste momento em que o trabalho presencial está retornando? A saúde mental e a saúde emocional, a segurança e o conforto devem ser levados em consideração neste momento.

O cuidado com a saúde do trabalhador

A principal preocupação do empreendedor e do empregado brasileiro deve ser a saúde de sua equipe. Sem ela, não há qualidade nos trabalhos executados e, consequentemente, o engajamento do colaborador é menor. Quando isso ocorre, todos perdem: o profissional, a empresa e os clientes.

O profissional perde no sentido de não sentir-se valorizado naquele ambiente, perdendo também a vontade de trabalhar. A empresa perde por não contar com colaboradores engajados e vestindo a camisa da organização. Por fim, os clientes perdem porque, nestes casos, corre-se o risco de a empresa deixar de inovar e entregar bons produtos e serviços.

Sendo assim, a saúde dos trabalhadores deve ser a principal preocupação das empresas brasileiras. Antes mesmo da lucratividade e da verificação no aumento das vendas e contratos fechados.

Entretanto, quando falamos em saúde do trabalhador não focamos apenas nos aspectos físicos. Apesar de extremamente importantes, outras questões de saúde devem ser levadas em conta. Entre elas, podemos citar:

Todos estes aspectos devem ser levados em consideração pela empresa que almeja ser um local bom de se trabalhar. A saúde dos colaboradores deve fazer parte da cultura organizacional, e não apenas um quadro na parede.

Para ter bons resultados, o relacionamento das equipes e dos times deve ocorrer de maneira saudável e colaborativa. Além disso, a higienização e organização do ambiente em que os profissionais estão deve ser sempre impecável. 

A volta ao trabalho presencial

Respeitar o momento em que cada colaborador se encontra é fundamental para garantir a qualidade do seu trabalho. Ou seja, a empresa precisa saber se os seus colaboradores desejam voltar ao trabalho presencial ou não.

Durante os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19 milhões de profissionais foram colocados em regime de home office. O que muita gente não imaginou é que essa atitude traria excelentes resultados para as empresas. Esse fato ocorreu justamente porque, antes de tudo, foi a performance dos profissionais que aumentou.

Mesmo com os números favoráveis à essa nova forma de trabalho, muitos empresários querem voltar à rotina. Entretanto, é necessário verificar se os profissionais estão dispostos ao retorno do trabalho presencial. E essa é uma discussão que deve ocorrer entre todos, e não ser uma decisão unilateral.

É preciso haver a sensação de segurança, conforto e garantia da saúde física por parte do profissional. Caso o colaborador ainda não esteja sentindo total segurança para voltar, a empresa deve conversar com ele sobre isso.

Os profissionais de saúde mental que foram colocados à disposição dos colaboradores durante a pandemia devem tratar desses assuntos. Conversas, sessões de terapia e palestras podem ser promovidas para trazer tranquilidade a todos.

Mesmo com a diminuição dos casos, a empresa deve ainda disponibilizar todos os produtos de higiene, como o álcool em gel. Em muitas localidades do país, o uso da máscara de proteção não é mais item obrigatório. Apesar disso, a empresa deve deixar o item como uso opcional dos colaboradores. O profissional não deve ser constrangido a ir trabalhar sem o equipamento de proteção, especialmente se ele sentir-se mais seguro com a máscara.

Muito além de selos de qualidade

Todos os anos a consultoria global Great Place To Work divulga uma lista com as melhores empresas do mundo para se trabalhar. De acordo com a empresa, o foco de sua atividade está em ajudar as organizações a obterem os melhores resultados para todos. 

A lista das melhores empresas para se trabalhar traz diversas relações. Entre elas: Melhores empresas para trabalhar no mundo, na Europa, na América Latina e na Ásia. São analisados critérios como:

  • Destaque Gestão saudável
  • Destaque 50+
  • Destaque PcD

Apesar de os selos serem extremamente válidos e importantes para as empresas, é fundamental ir além dos selos. Certificações e reconhecimentos são necessários especialmente para fomentar a busca pela qualidade do trabalho. Entretanto, precisamos compreender que a atividade laboral humana precisa ir muito além dos selos.

A responsabilidade pela saúde das pessoas que exercem atividades laborativas também pela empresa. Sendo assim, a gestão deve priorizar a saúde dos profissionais, incluindo a saúde mental, antes de obrigarem a retornar ao trabalho presencial.

Conhecer os seus colaboradores e saber quais são seus medos e temores é fundamental. Entender onde e como as pessoas se sentem mais seguras para trabalhar é tarefa dos gestores. Psicólogos e terapeutas podem ajudar nesse processo, a fim de afinar a relação entre empresa e colaboradores. A volta ao trabalho presencial deve ser, antes de tudo, segura, tanto física quanto psicologicamente.

Publicado por marianemenegatti

Psicóloga graduada desde 2010 pela Universidade São Francisco – USF. Pós Graduada em Gerontologia Social pela Anhanguera Educacional e Pós Graduanda em MBA em Inovação e Empreendedorismo. Ampla experiência na área Social, atuando como técnica em Entidades Assisenciais desde 2010. Psicóloga Clínica com abordagem Cognitivo Comportamental. Palestrante. Sócio-fundadora da Freestory, plataforma de histórias autorais em áudio, voltada para o público PCD, e CEO da Você Bem Online, HUB de saúde e bem estar.

2 comentários em “A saúde mental e a segurança no retorno ao trabalho presencial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: