As fases do desenvolvimento infantil são cruciais para a formação da personalidade e o comportamento de uma pessoa. Além disso, o desenvolvimento das habilidades cognitivas também ocorre nestes momentos.
A compreensão das fases do desenvolvimento infantil é essencial para todos aqueles que se relacionam com crianças. Sejam pais, educadores e profissionais de saúde mental que trabalham com este público, todos devem conhecer essas fases.
Principais fases do desenvolvimento infantil
Segundo a teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson, existem oito fases do desenvolvimento humano. Trabalhando em dualidade entre si, as fases do desenvolvimento infantil – e humano – segundo Erikson, são:
- Confiança versus desconfiança
- Autonomia versus vergonha e dúvida
- Iniciativa versus culpa
- Competência versus inferioridade
- Identidade versus confusão de papéis
- Intimidade versus isolamento
- Generatividade versus estagnação
- Integridade versus desespero
Para uma maior compreensão de cada uma delas, vamos falar sobre as diferentes fases individualmente. Do parto à vida adulta, o ser humano precisa de acompanhamento e redes de apoio para se fortalecer e desenvolver de maneira saudável.
1ª fase: Confiança versus desconfiança
A primeira fase é a de confiança x desconfiança, que ocorre desde o nascimento até cerca de um ano de idade. Durante essa fase, a criança aprende a confiar em seus cuidadores e no mundo ao seu redor.
2ª fase: Autonomia versus vergonha e dúvida
A segunda fase é a de autonomia x vergonha e dúvida, que ocorre entre um e três anos de idade. Nessa fase, a criança aprende a se tornar independente e a controlar suas habilidades motoras.
3ª fase: Iniciativa versus culpa
A terceira fase é a de iniciativa x culpa, que ocorre entre três e seis anos de idade. Durante essa fase, a criança aprende a tomar iniciativa e a ser criativa, mas também pode experimentar sentimentos de culpa.
4ª fase: Competência versus inferioridade
A quarta fase é a de competência x inferioridade, que ocorre entre seis e doze anos de idade. Nessa fase, a criança desenvolve habilidades sociais e acadêmicas e começa a formar sua identidade.
5ª fase: Identidade versus confusão de papéis
A quinta fase é a de identidade x confusão de papéis, que ocorre na adolescência. Nessa fase, a criança se torna mais independente e começa a explorar sua identidade e seu papel na sociedade.
6ª fase: Intimidade versus isolamento
A sexta fase é a de intimidade x isolamento, que ocorre na idade adulta jovem. Nessa fase, a pessoa desenvolve relacionamentos significativos com outras pessoas.
7ª fase: Generatividade versus estagnação
A sétima fase é a de generatividade x estagnação, que ocorre na meia-idade. Nessa fase, a pessoa começa a se concentrar em construir sua carreira e sua família, além de contribuir para a sociedade.
8ª fase: Integridade versus desespero
A oitava e última fase é a de integridade x desespero, que ocorre na velhice. Nessa fase, a pessoa reflete sobre sua vida e pode experimentar sentimentos de satisfação ou arrependimento.
Segundo Erikson, cada estágio do desenvolvimento é caracterizado por uma crise psicossocial única. Elas devem ser resolvidas pelo indivíduo a fim de progredir para o próximo estágio com sucesso. Se a crise não for resolvida adequadamente, pode resultar em dificuldades emocionais e comportamentais mais tarde na vida.
As fases do desenvolvimento infantil segundo Jean Piaget

A teoria de Jean Piaget do desenvolvimento cognitivo também enfatiza as fases do desenvolvimento infantil. De acordo com o psicólogo suíço, o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios distintos que correspondem à idade da criança. As fases são:
- Sensoriomotora – que ocorre desde o nascimento até cerca de dois anos de idade e se concentra no desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais;
- Pré-operatória – que ocorre entre dois e sete anos de idade e se concentra no desenvolvimento da linguagem e do pensamento simbólico;
- Operatória concreta – que ocorre entre sete e onze anos de idade e se concentra no desenvolvimento do raciocínio lógico e da compreensão das relações causais;
- Operatória formal – que ocorre na adolescência e se concentra no desenvolvimento do raciocínio hipotético-dedutivo e do pensamento abstrato.
A teoria de Piaget é construtivista, o que significa que ele acreditava que as crianças constroem seu conhecimento ativamente. O psicólogo não acredita que aos pequenos cabe apenas absorver passivamente as situações do ambiente ao seu redor.
Segundo Piaget, as crianças são movidas por uma necessidade intrínseca de entender e organizar o mundo que as cerca. A sua abordagem enfatiza a importância da aprendizagem ativa, sendo inclusive aplicada na concepção de programas educacionais.
Sendo assim, é crucial compreender a participação da terapia ao longo de todas as fases do desenvolvimento infantil. Se você é mãe, pai, educador ou trabalha com crianças e precisa de ajuda para acompanhá-las nestas fases, entre em contato com um profisisonal. A psicoterapia contribui para que você consiga aproveitar essas fases de forma mais saudável.
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