A saúde mental dos colaboradores é um tema cada vez mais relevante nas empresas, independentemente da sua área de atuação. O mercado de trabalho precisa ser um lugar mais saudável e acolhedor.
Cuidar da saúde mental dos colaboradores não é apenas uma questão de responsabilidade social. Trata-se também de uma estratégia empresarial inteligente, pois uma equipe mentalmente saudável é mais produtiva e motivada.
Porque as empresas devem cuidar da saúde mental dos colaboradores?
A saúde mental dos colaboradores é fundamental para o sucesso empresarial, pois ela está ligada à qualidade do trabalho. Além disso, um ambiente de trabalho saudável e acolhedor pode contribuir para a retenção de talentos de uma companhia.
Pensadores e autores da área de psicologia como Aaron Beck e Albert Ellis desenvolveram teorias a esse respeito. Eles criaram técnicas e abordagens terapêuticas que contribuem para a promoção da saúde mental dos colaboradores.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por exemplo, é uma abordagem muito importante para as empresas. Ela ajuda os indivíduos a identificar e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais. Com a TCC, os colaboradores podem reduzir a ansiedade, a depressão e o estresse.
Além da TCC, há também a psicologia positiva, que se concentra no desenvolvimento de emoções positivas do indivíduo. Ela atua ainda no fortalecimento de habilidades pessoais e interpessoais. A terapia auxilia os colaboradores a enfrentarem os desafios do dia a dia de forma mais saudável e positiva.
Existem ainda outros conceitos teóricos que podem ser aplicados na área de gestão de pessoas. Conhecida como setor de Recursos Humanos, ou RH, essa área é uma das mais sensíveis de uma organização.
O setor de RH pode melhorar a saúde mental dos colaboradores lançando mão de algumas teorias. Entre as principais, podemos listar a Teoria das necessidades e a Teoria do estresse.
Diversos pensadores, autores e escritores se tornaram referências importantes para a área de psicologia aplicada ao setor de Recursos Humanos. Alguns deles são:
- Abraham Maslow
- Frederick Herzberg
- Richard Lazarus
- Susan Folkman
A psicologia pode ajudar as empresas a melhorar e até mesmo recuperar a saúde mental dos colaboradores. Consequentemente, as organizações podem constatar a obtenção de melhores resultados com esse investimento.
6 sugestões para otimizar a saúde mental dos colaboradores

Investir na promoção da saúde mental dos colaboradores é um ato de responsabilidade social. Para isso, as empresas podem adotar algumas práticas para otimizar os cuidados com a saúde mental de seus colaboradores, como:
- Garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro
- Oferecer programas de bem-estar e de qualidade de vida
- Promover uma cultura de feedback
- Fornecer treinamentos e capacitações
- Permitir mais flexibilidade no trabalho
- Acompanhamento terapêutico profissional
Vamos analisar agora um a um destes aspectos, a fim de compreender mais profundamente cada um deles.
Garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro
A primeira delas é garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro, livre de assédio moral e de qualquer tipo de discriminação. É imprescindível criar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo, que valorize a diversidade e respeite as diferenças individuais.
Oferecer programas de bem-estar e de qualidade de vida
Outra opção é oferecer programas de bem-estar e de qualidade de vida, como sessões de yoga, ginástica laboral e nutrição. Incentive a pausa para o descanso e o lazer, como pausas para o café, atividades em grupo e programas de reconhecimento de colaboradores.
Promover uma cultura de feedback
Uma prática importante é promover uma cultura de feedback, onde os colaboradores sintam-se confortáveis para se expressar. Eles precisam ter a ciência de que suas opiniões e ideias são ouvidas pelos gestores. E isso deve ocorrer sem medo de represálias ou julgamentos.
Fornecer treinamentos e capacitações
Além disso, é fundamental fornecer treinamentos e capacitações para todos os colaboradores. Esse tipo de atividade auxilia os profissionais a desenvolverem habilidades emocionais, como inteligência emocional, gestão do estresse e resiliência.
Permitir mais flexibilidade no trabalho
Permitir mais flexibilidade no trabalho é possível oferecendo aos colaboradores horários mais flexíveis para trabalhar presencialmente. Ou então, a empresa pode investir recursos para otimizar o home office, além de licenças para cuidados familiares, auxílio creche e convênios com academias.
Acompanhamento terapêutico profissional
Por fim, o acompanhamento terapêutico profissional é uma excelente opção para ajudar a garantir a saúde mental dos colaboradores. Um profissional de psicologia oferece suporte emocional, ajudando a lidar com questões relacionadas à vida pessoal e profissional. O psicólogo também pode auxiliar na tomada de decisões mais assertivas para a empresa.
É possível perceber que o cuidado com a saúde mental dos colaboradores deve ser uma prioridade para todas as empresas. Os fatores apresentados contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e positivo.
Portanto, se você quer implementar práticas mais saudáveis em sua empresa, entre em contato comigo. A saúde mental dos colaboradores da sua organização beneficia a todos eles e a empresa como um todo.
3 comentários em “A importância de garantir saúde mental dos colaboradores”