Os impactos da Covid-19 na saúde mental

Os impactos da Covid-19 na saúde mental

Dificilmente existe alguém que não tenha sentido os impactos da Covid-19 na vida, nas emoções e na saúde mental. Diante desse tenebroso cenário que colocou o mundo todo de joelhos, é quase impossível passar isento por esse momento.

Os impactos da Covid-19 não foram apenas no âmbito da saúde física ou da economia. Os próximos anos ainda são incertos em relação à saúde mental, e podem nos trazer inúmeras surpresas, muitas delas desagradáveis.

As principais causas relacionadas ao Coronavírus

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país sul-americano com mais casos de depressão, além de ser reconhecidamente o país mais ansioso do planeta.

E os impactos da Covid-19 na vida e no dia-a-dia dos brasileiros tende a agravar ainda mais esse cenário, já que, segundo profissionais da psiquiatria, a solidão é reconhecida como um gatilho – um impulsor – de transtornos de humor.

O Ministério da Saúde brasileiro classifica como uma das principais e mais graves consequências desse momento de pandemia, o impacto da Covid-19 na saúde mental, afetando com sintomas psíquicos 1 em cada 3 pessoas que tiveram a doença.

Um artigo disponível na Biblioteca Virtual em Saúde do órgão afirma que “transtornos mentais e do trauma psicológico provocados diretamente pela infecção ou por seus desdobramentos secundários” são considerados como forte preocupação para a pasta.

Entre as principais causas de transtornos mentais relacionados ao Coronavírus, estão:

  • A ação direta do vírus da Covid-19 no sistema nervoso central
  • As experiências traumáticas associadas à infeção ou à morte de pessoas próximas
  • O estresse induzido pela mudança na rotina devido às medidas de distanciamento social
  • O estresse decorrente das consequências econômicas, na rotina de trabalho ou nas relações afetivas
  • A interrupção de tratamento por dificuldades de acesso

E o pior: esses cenários podem estar associados, acumulando e agravando os sintomas que prejudicam as emoções e impedem o indivíduo afetado de ver saída para sua situação.

Efeitos colaterais advindos da pandemia

Ansiedade, depressão, falta de estímulo, tristeza profunda, sensação de abandono, estresse e ideação suicida também são impactos da Covid-19 na saúde mental, e alguns dos efeitos colaterais que a pandemia pode trazer, ou agravar em quem já os possui.

É, portanto, fundamental que aquele indivíduo que sofreu os impactos da Covid-19 na saúde mental e hoje se sente sozinho, abandonado ou sem vontade de viver, procure ajuda e orientação.

Essa ajuda pode (e deve!) ser buscada junto a familiares, amigos e colegas de profissão, e principalmente por profissionais da saúde mental, que entendem a gravidade dos impactos da Covid-19 na qualidade de vida de seus pacientes, e estão preparados para atendê-los.

Peça ajuda. Converse com um(a) psicólogo(a) e conte sobre suas emoções, seus sentimentos e pensamentos. Um profissional da saúde mental pode te ajudar a encontrar caminhos para superar esse momento difícil. 

Publicado por marianemenegatti

Psicóloga graduada desde 2010 pela Universidade São Francisco – USF. Pós Graduada em Gerontologia Social pela Anhanguera Educacional e Pós Graduanda em MBA em Inovação e Empreendedorismo. Ampla experiência na área Social, atuando como técnica em Entidades Assisenciais desde 2010. Psicóloga Clínica com abordagem Cognitivo Comportamental. Palestrante. Sócio-fundadora da Freestory, plataforma de histórias autorais em áudio, voltada para o público PCD, e CEO da Você Bem Online, HUB de saúde e bem estar.